Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Vários eventos movimentaram os Rotary de Tangará da Serra e da região na última semana, abrindo a movimentação do ano rotário 2023/2024, iniciado em 01 de julho para toda a família rotária, no mundo inteiro.
O Rotary International, neste novo ano rotário, é presidido por Gordon MacInally, do Rotary Club de South Queensferry, Escócia. MacInally, que assumiu em lugar da rotariana canadense Jennifer Jones, marcará sua gestão com o lema “Crie esperança no mundo”.
No Distrito 4440, o ano rotário começou também no último dia 1º, com a posse do Governador Jânio Bonfochi, do Rotary Club de Mirassol D’Oeste.
Como Governador Assistente da Região 5 (Tangará e região anexa) do Distrito 4440 para o ano rotário 2023/2024, assumiu o rotariano tangaraense Fernando Lamounier Paim. Ele assume em lugar do empresário Alfredo Acácio Nuernberg, também de Tangará da Serra.MATÉRIA COMPLETA NO LINK - https://enfoquebusiness.com.br/posses-de-novas-diretorias-movimentaram-clubes-rotarianos-semana-passada/
Na última semana, o Governador Assistente da Região 8 - Airton Cella, marcou presença na cerimônia de posse do presidente do Rotary Club de Sorriso, Luiz Henrique Moleta Conti, representando no ato o Governador Jânio S. Bonfochi.
Airton Cella, foi recebido positivamente pelos membros do Rotary Club de Sorriso. Durante a cerimônia, Luiz Henrique Moleta Conti foi empossado como o novo presidente do clube para o próximo ano rotário. Ele assume a importante missão de liderar e coordenar as atividades e projetos desenvolvidos pelo Rotary Club de Sorriso.
Ao final do evento, os presentes puderam desfrutar de um momento de confraternização e networking, compartilhando ideias e estabelecendo parcerias para futuras ações em benefício da comunidade cuiabana.
O Rotary Club de Sorriso é reconhecido por sua atuação ativa e engajada na cidade, desenvolvendo projetos que visam melhorar a vida das pessoas e contribuir para o progresso local. Sua participação em diversas áreas, como saúde, educação e meio ambiente, tem sido fundamental para o desenvolvimento da região.
Na última segunda-feira, o Governador Assistente do Distrito Rotário 4440 – Região 1 Marcos Coelho, marcou presença na cerimônia de posse do Rotary Club de Chapada dos Guimarães. O evento reuniu membros da comunidade e rotarianos/as para celebrar a nova gestão.
Durante a cerimônia, foram empossados os novos dirigentes do Rotary Club de Chapada dos Guimarães, que assumirão a responsabilidade de liderar e coordenar os projetos e atividades locais durante o ano rotário 2023-24.
Em seu discurso, o Governador Assistente demonstrou a importância do trabalho voluntário realizado pelo Rotary Club em prol da comunidade e enalteceu o compromisso dos rotarianos com os princípios da instituição, como a promoção da paz, o combate à pobreza e a valorização da educação. Ele também reforçou a disponibilidade do Distrito para apoiar as iniciativas do clube, incentivando o fortalecimento das parcerias e o engajamento dos membros.
Durante a posse, também foram destacadas como conquistas do Rotary Club de Chapada dos Guimarães ao longo do último ano, como realização de projetos de cunho social, participação em campanhas de conscientização e promoção de eventos beneficentes.
Ao final do evento, os presentes tiveram a oportunidade de confraternizar e trocar ideias para ações futuras em benefício da comunidade chapadense. O Governador Assistente parabenizou a nova diretoria e desejou sucesso em sua gestão, reforçando a importância do trabalho conjunto para alcançar resultados alcançados.
O Rotary Club de Chapada dos Guimarães será presidido pelo companheiro Kaique César Fonseca e é reconhecido localmente pelo seu empenho e compromisso com ações de voluntariado e projetos sociais, confiante para o desenvolvimento da região e o bem-estar da comunidade.
O evento contou com a presença do Governador Fernando Dalmolin e da Governadora Vera Zago e foi marcado por entusiasmo e experiência, reafirmando o compromisso de todos os envolvidos em fazer a diferença na vida das pessoas e na construção de um mundo melhor.
ROTARY CLUB DE CUIABA - 82 Anos Servindo a Todos• Serafim Carvalho MeloAntes da criação do Rotary Club de Cuiabá foi criado em Mato Grosso, em 15 de dezembro de 1939, o Rotary Club de Campo Grande, atual capital de Mato Grosso do Sul, sob a orientação do norte americano James Roth, representante do Rotary International, se constituindo no primeiro Rotary Club da região Centro Oeste do Brasil, formada pelos Estados de Goiás e Mato Grosso. Sob a mesma orientação, criou-se também em primeiro de janeiro de 1940, com o apoio dos Rotary Clubs de São Paulo e Bauru o Rotary Club de Corumbá.
Vale registrar, que à época, em 1939, já existia o projeto de ligação ferroviária de Bauru a Cuiabá, passando por Paranaíba e Rondonópolis, a estrada de ferro Noroeste do Brasil (NOB). Estudos realizados pela equipe de Engenharia do Engenheiro Emilio Schoonr e aprovados pelo Governo Federal, recomendaram o novo traçado por Campo Grande até Corumbá, importante porto fluvial na fronteira com a Bolívia, como resultado da influência política do sul do Estado, na época.
O representante do Rotary International, com o apoio do companheiro Manoel Ferreira de Azambuja, do Rotary Club de Campo Grande, organizou o Rotary Club de Cuiabá, cuja primeira reunião foi realizada em 7 de julho de 1941, nas dependências do Grande Hotel de Mato Grosso. Participaram dessa histórica reunião o interventor do Estado de Mato Grosso, Julio Strinburg Müller, eleito Presidente; Amarilio Novis vice-presidente; Altair Cavalcante de Matos tesoureiro; Francisco Ferreira Mendes e Frederico Vaz de Figueredo secretários; Leônidas Pereira Mendes diretor de protocolo e Orígenes Teixeira Coelho diretor sem pasta. Outros ilustres cuiabanos participaram dessa reunião histórica: Caio Correa, Gabriel Martiniano, Cassio Veiga de Sá, Pedro Paes de Barros, Mario Mota, Mário Brizola, Alinor Lima Bastos, Pedro Biancardini, Círiaco Cândia, Tuffic Affi, Lúcio de Almeida, Benedito Braga, Ermette Ricci e Archimedes Pereira Lima, avô do atual companheiro Archimedes Lima Neto. Foi admitido pelo Rotary International em 30/01/1941, sob o número 7741. A todos, as nossas homenagens e agradecimentos pela visão futurista ao acreditarem na mensagem do representante do Rotary International para América Latina e Europa. Por oportuno vale registar que James Roth, fluente em português e espanhol, ao longo de 17 anos, fundou 84 Rotary Clubs, inclusive o de Montevideo, em 1919, o primeiro na América do Sul e o de Buenos Aires. em 1920.
A fundação do Rotary Club de Cuiabá ocorreu em um dos momentos mais importantes da vida política do Estado de Mato Grosso. Seu interventor Júlio S Müller era apoiado de forma decisiva pelo Presidente Getúlio Vargas, que depois de fechar o Congresso Nacional adota duras medidas contra as liberdades democráticas, instala a ditadura e estabelece o Estado Novo.
Foi durante esse estado de exceção que se construiu em Cuiabá inúmeras obras que consolidaram a cidade como capital: o Palacio da Justiça, a ponte sobre o Rio Cuiabá, a Residência dos Governadores, o Cine Teatro de Cuiabá, os Correios e Telégrafos e o Grande Hotel de Mato Grosso. Desde então, inúmeras personalidades do mundo político, empresarial, profissional e social fizeram parte do Clube. A começar pelo presidente e pelos engenheiros Cassio Veiga de Sá e Leônidas Pereira Mendes, administradores das obras citadas. Na área da saúde, os médicos sob a liderança do companheiro Clovis Pitaluga de Moura construíram o Hospital Geral, instalaram o Centro Cirúrgico e a Maternidade do Hospital; criaram o Banco de Sangue, a Escola de Auxiliares de Enfermagem, a Associação de Combate ao Câncer, hoje transformada em Hospital do Câncer de Mato Grosso.
As esposas de rotarianos do Clube ciaram em 5 de julho de 1957, a Casa da Amizade do Rotary Club de Cuiabá, que juntamente com senhoras voluntárias da sociedade cuiabana, também prestaram e ainda prestam, relevantes serviços aos mais necessitados em Cuiabá e Mato Grosso. Um dos trabalhos mais importantes dessa Casa da Amizade foi a criação e administração por muitos anos, da Escola de Primeiro Grau Paul Harris, em parceria com o Governo do Estado, chegando a matricular mais de 700 alunos em dois turnos.
Até 1927, só havia Distritos do Rotary International nos Estados Unidos, no Canadá, México e Cuba. Os Rotary Clubs criados em outros países, inclusive no Brasil, não eram distritados. Com a criação do Rotary Club do Rio de Janeiro em 1923 e posteriormente em São Paulo e outras cidades foi criado o Distrito 63, abrangendo Argentina, Uruguai, Brasil e posteriormente o Paraguai.Em 1929, todos os Rotary Clubs do Brasil passaram a integrar o Distrito 72.
Em 1938, novo redistritamento criando o Distrito 28, com abrangência na região Centro Oeste do Brasil, e parte de São Paulo. Sucessivos redistritamento ocorreram, mantendo-se praticamente o mesmo território:Em 1949, criou-se o Distrito 119; Em 1952 criou-se o 122;Em 1957 criou-se o Distrito 451Em 1977, pouco antes da divisão de Mato Grosso, criando o Estado de Mato Grosso do Sul, criou-se o Distrito 447.Em 1989 criou-se o Distrito 444, abrangendo praticamente todo o Estado de Mato Grosso. Por decisão administrativa do Rotary International, inseriu-se o ZERO em todos os Distritos, como nos dias de hoje. Mato Grosso do Sul ficou com o 4470 e Mato Grosso com o 4440.
O primeiro cuiabano a assumir a Governadoria de Distrito foi o companheiro Leônidas Pereira Mendes, um dos fundadores do Rotary Club de Cuiabá. Engenheiro Civil, Deputado Federal e Grão Mestre da Maçonaria, com importante atuação no Governo do Estado à época. Sua Governadoria foi no período 55-56 no Distrito 122. Em seguida, somente em 78-79, outro associado do Clube viria assumir a Governadoria de Distrito, à época o 447. O Médico Clovis Pitaluga de Moura que nos deixou um grande legado de realizações na área da saúde, como já salientamos. Em seguida, no período 81-82 assumiu a Governadoria do Distrito 447 outro companheiro do Clube, o Auditor Contábil Edgard Bernardino. Posteriormente assumiram a liderança do Distrito os companheiros Henrique Gomes da Silva, em 84-85, Gabriel de Mattos Müller 94-95, Serafim Carvalho Melo 10-11, Antonio Jose Zago 12-13 e Fernando Cesar Dalmolin 17-18. Atualmente nosso Clube tem 16 associadas e 21 associados representativos e 3 sócios honorários, totalizando 40 membros. Desses, 20 são companheiros Paul Harris, 2 são Major Donors; 14 são doadores para Fundação Rotária. Até os dias de hoje ele já contribuiu com U$91.093,00 para a Fundação0 Rotária.
São homens e mulheres que doam tempo, talento, experiência e recurso financeiro em prol de projetos locais e internacionais, para ajudarem aqueles mais necessitados e mais carentes. Esses projetos fortalecem as comunidades, unem os continentes, promovem a compreensão mundial entre os povos e a sua aproximação.
O Rotary International é formado por Rotary Clubs, unidos pela máxima do “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, formando uma rede mundial de pessoas que dedicam seus talentos às causas sociais, para transformar comunidades. Nós devemos nos orgulhar e sermos gratos a esses fundadores do Rotary Club de Cuiabá, por termos em Mato Grosso uma organização internacional dessa grandeza, transformadora da sociedade.
Quando Rotary tinha 200.000 associados no mundo, o seu fundador Paul Harris dizia que ele poderia ser considerado como uma miniatura de um mundo em paz. Nele só devem existir pessoas do bem que propugnam pela paz. Hoje somos cerca de 1,2 milhão e ainda não conseguimos um mundo em paz.
O carro chefe do Rotary nos últimos 35 anos, através da Fundação Rotaria é o combate a poliomielite da face da terra. Em 1985, quando foi lançada essa campanha, ela ocorria no mundo em 135 países, com mais de 350.000 casos dessa doença, dos quais 50.000 fatais. Atualmente ela ainda é endêmica apenas no Paquistão, entretanto, enquanto houver um caso dessa terrível doença, todas as crianças do mundo estarão sob o mesmo risco. Daí a necessidade imperiosa de apoiarmos a Fundação Rotária com recursos financeiros, bem como, as campanhas de vacinação, a fim de manter protegidas todas as crianças do mundo.
A família rotaria do Rotary Club de Cuiabá, conta ainda com jovens do Rotaract e do Interact que estão sempre promovendo eventos objetivando o cumprimento de seus objetivos de ajuda ao próximo.Finalmente quero deixar aqui uma sugestão às companheiras e companheiros: não esqueçam da data de fundação de seu Rotary Club e nem da de seu ingresso nele e comemorem.
Muito obrigado. Cuiabá, 07 de julho de 2023. *Serafim Carvalho Melo Governador 2010-2011 Distrito 4440 [email protected] Fone. : 65 9 8112 6655.Fontes: My Rotary; Rotary Club de Campo Grande 75 Anos; Rotary Club de Campo Grande 80 Anos; Mensagens Paulo Viriato Corrêa da Costa. Governadores Meio Século de Vida Pública – CARVALHO Carlos Gomes.
O Distrito 4440 do Rotary estabeleceu uma parceria estratégica com a Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso (ASSOF-MT) que foi realizada graças ao seu atual Presidente Cel. Marcos Sovinski, que possibilitará ao Rotary a realização de eventos beneficentes na seda da associação.
Essa colaboração entre o Distrito 4440 e a ASSOF-MT busca unir esforços para promover futuras ações solidárias e arrecadar recursos que serão direcionados a projetos sociais e causas humanitárias. O espaço cedido pela associação permitirá a realização de eventos de grande porte, proporcionando uma infraestrutura adequada para as atividades.
O governador do Distrito 4440 – Jânio S. Bonfochi, juntamente com o presidente da ASSOF-MT, celebraram a parceria em uma cerimônia que reuniu membros das duas organizações. Durante a festiva de posse de vários Rotary´s e ASR de Cuiabá e Várzea Grande, foi destacada a importância da união de esforços para alcançar um impacto ainda maior na comunidade.
“A parceria permitirá que o Distrito 4440 organize eventos beneficentes, como jantares, bazares, leilões e atividades culturais, com o objetivo de angariar fundos para projetos de caráter humanitário. Os recursos obtidos serão direcionados para ajudar comunidades carentes, apoiar instituições de assistência social e promover ações que beneficiem pessoas em situação de vulnerabilidade” Declarou o Governador Jânio Bonfochi.
Tanto o Distrito 4440 quanto a ASSOF-MT têm um compromisso compartilhado de servir à comunidade e promover o bem-estar social. A parceria representa um passo importante para fortalecer esses propósitos e ampliar o alcance das ações solidárias.
Para o Presidente da ASSOF - Cel. Marcos Sovinski, “A união dessas duas instituições é uma demonstração de solidariedade e responsabilidade social, mostrando como a colaboração entre organizações pode gerar um impacto positivo significativo na vida das pessoas.”
O Distrito 4440 e a ASSOF-MT estão ansiosos para o início dos eventos beneficentes e acreditam que, juntos, poderão fazer a diferença e construir um mundo melhor, mais justo e mais inclusivo.
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.